segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conselhos BRIO_Inverno:


DICAS PARA COMBATER A GRIPE

(fonte: Alexandra Degryse, aconselhamento em alimentação e saúde, em http://www.foodsens.pt )

"Todos falam sobre a gripe, sobre a vacina e se questionam se a devem tomar ou não. Há muitas maneiras para estimular o seu sistema imunológico durante a época gripal e evitar doenças. A mais importante é uma alimentação saudável e equilibrada de alimentos completos, fruta e vegetais. A Vitamina C dos citrinos e gorduras Ómega 3 de peixes gordos, o alho, as cenouras e a batata-doce, repleta de beta caroteno, são excelentes para aumentar as suas defesas imunológicas. Os Probióticos ou as "culturas activas vivas” dos iogurtes são bactérias saudáveis que mantêm o trânsito digestivo e intestinal livre de germes causadores de doenças. Como defesa adicional, pode ainda complementar a sua alimentação com Vitamina E e Zinco.

Durma o necessário. Durante a época gripal, tenha cuidados adicionais com a sua saúde, descanse e reduza o stress. A falta de descanso reduz o sistema imunológico e aumenta o risco de contrair doenças. Assim, reduza as suas saídas para festejos!

Lave bem as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos e mantenha-as afastadas da sua cara. Beba muita água e outros líquidos quentes, tais como o chá verde. O chá verde é um super energético para o seu sistema imunológico. Evite alimentos processados e de baixo teor em termos de nutriente vitais para nos mantermos saudáveis. Faça exercício para transpirar e expulsar as toxinas a manter o seu sistema imunológico em plena forma. "


Estimulante imunológico – Chá de Gengibre :

Tempo de preparação: 5 minutos

Tempo de cozedura: 25 minutos


Ferva 4 chávenas de água numa caçarola. Descasque um pedaço de 5 cm de gengibre e corte-o em tiras finas. Quando a água estiver a ferver, adicione o gengibre. Mantenha-o então em fogo brando durante 20 minutos. Coe o gengibre do líquido e beba. Se quiser, adicione mel e limão a seu gosto.

Sem comentários: