sábado, 26 de junho de 2010

Legumes de Verão: O Pepino.



Pepino

Qualidades nutritivas: Vitamina A e C e minerais. É muito baixo em calorias.

  • Vantagens do Produto Biológico: Pode consumir-se a casca dos vegetais biológicos e dos pepinos também, coisa que é de considerar evitar nos legumes convencionais. É principalmente aí que se concentram alguns produtos químicos pouco desejáveis e em muitos casos, são adicionadas ceras à casca para que os legumes e frutas se apresentem mais "apetecíveis".


Época: O pepino colhe-se, para chegar fresco à nossa loja, desde que o tempo começa a aquecer na primavera até ao final do verão.

Dicas para Cozinhar: Os pepinos são perfeitos para as saladas de verão. Junto com tomates ou batatas novas cozidas, pimentos assados ou em "saladas gregas" com iogurte. Também são muito bons em saladas simples, apenas temperados com um pouco de sal, azeite, vinagre e especiarias a gosto; sendo uma refeição rápida e muito baixa em calorias.
Nos dias mais quentes do Verão, (recordo-me das férias com os meus avós), comiam-se pepinos no campo, quase sempre à sombra da mesma árvore, fazendo assim uma refeição muito refrescante e leve nas pausas do trabalho.

Curiosidades: A origem dos pepinos pode ser localizada desde as regiões montanhosas da Índia ao antigo Egipto, onde já eram muito consumidos.


Veja mais sobre os nossos legumes e frutas


Sem comentários: