domingo, 11 de julho de 2010

BIOLÓGICOS: #3 "Pelos produtos regionais"



Heis a 3ª razão pela qual preferímos os produtos de agricultura biológica:

"Pelos produtos regionais"


Um dos pontos fortes da agricultura biológica é a selecção das espécies e variedades a cultivar.

Numa agricultura que não recorre às facilidades da química de síntese, as próprias plantas (e animais) necessitam ter mecanismos de defesa contra insectos, doenças, contra o frio ou calor de uma determinada região, o tipo de solos ou a secura.

E o que ocorre na agricultura biológica, é que o agricultor escolhe desde a primeira hora as variedades que estão bem adaptadas à sua região, que são mais vigorosas e "rústicas".

Felizmente, e para a nossa delícia, estas variedades "rústicas", são muito mais saborosas, têm mais qualidades gastronómicas e são plenas em nutrientes!




E como os agricultores biológicos também gostam muito da sua própria cozinha, vão sempre procurando recuperar os vegetais que se lembram da sua infância e assim encontram variedades tradicionais antigas que se perderiam numa agricultura mais "industrial".

Estas variedades tradicionais dão também aos agricultores muito boas opções de cultura, porque têm provas dadas ao longo dos tempos em que foram cultivadas por sucessivas gerações; e para nós é uma delícia ver (e provar) toda a imensa variedade de sabores, aromas, cores e formas que a natureza tem para nos oferecer!



E porque as variedades regionais que os nossos avós usavam (e os avós deles...) são um sinónimo da cultura de um povo, da sua relação com o campo e a natureza, das suas tradições; e porque são um testemunho vivo, riquíssimo, da sua história, defendemos e promovemos a agricultura biológica, que nos vai permitindo chegar mais perto dessa riqueza, valorizando estas "delícias".






Sem comentários: